Écler

s.m. zíper. Ex: O écler da calça quebrou.

 

Engarguelar

v. enforcar. Ex: Deu vontade de engarguelar ele.

 

 

Espiar

v. invejar. Ex: Deixe de espiar a roupa de sua irmã!

Economia solidaria

Expressão adjetiva. Jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. (FERREIRA, 2014) Uso: A economia solidaria é importante para a sobrevivência do homem no sertão. (IRPAA, 2013)

Engenho

en.ge.nho/substantivo. Fábrica de açúcar e aguardente de cana. (FERREIRA, 2014) Uso: Para botar água pro engenho, pro gado é só abrir a torneira. (IRPAA, 2012).

Espichado

es.pi.cha.do/adjetivo. 1. Do verbo espichar; 2. Esbugalhado. Uso: A gente na missa. Obediência, respeito, piedade, atenção. Olhos espichados (LOPES, 1992, p. 61).

Ema

e.ma/substantivo. Ave reiforme, reídea (Rhea americana), dos campos e cerrados brasileiros, de dorso bruno-cinzento, parte inferior mais clara, e com três dedos nos pés. Vive em bandos, alimenta-se de frutos e grãos, e de toda sorte de pequenos animais, e atinge 1,30m de altura. O macho é quem choca os ovos postos por várias fêmeas, em ninhadas de até 40 ovos.

Engrossar

En.gros.sar/verbo. Quando algo fica mais pesado, grosseiro. Uso: Se cabra se meter a besta, ele escreve nos papéis e aí a coisa engrossa (LOPES, 1992, p. 79).

Espichar

v. esticar. Ex: Já espichou o couro do bode?

 

 

Embarreirar

em.bar.rei.rar/verbo. 1. Meter em barreira. Verbo intransitivo e pronominal 2. Trepar, subir a uma barreira, a uma encosta. 3. Procurar abrigo em lugar elevado. (FERREIRA, 2014) Uso: A barragem ficou muito funda e embarreirava um pouco. (IRPAA, 2012).

Enguiar

v. vomitar. Ex: O bebê enguiou a noite toda.

 

 

Espinar

es.pi.nar/verbo. Sair de modo estabanado, saltar fugindo de uma situação. Uso: As ovelhas espinam porteira a fora, enquanto o vaqueiro faz a arrumação e as toca na direção certa da estrada do seu lugar.

Embolador de coco

Expressão adjetiva. 1. Forma poética e musical do Nordeste do Brasil. (FERREIRA, 2014) 2. A dança do coco. Uso: Sai daqui do nosso centro de cultura jovens para ser embolador de coco. (IRPAA, 2011).

Enjeitar

en.jei.tar/verbo. 1. Rejeitar, abandonar. 2. Injeitar. Uso: O homem sem nome é que nem enjeitado: ninguém dá pelo zelo da honra (LOPES, 1992, p. 13).

Espinhaço

s.m. coluna vertebral. Ex: Acordou com uma dor no espinhaço.

 

 

Embucetar

v. brigar. Ex: Esses dois vivem se embucetando.

 

Enrocamento

en.ro.ca.men.to/substantivo. Base de blocos de rocha natural ou artificial, assente no fundo das águas para sustentar uma construção e protegê-la contra o embate das águas. (FERREIRA, 2014) Uso: Há a substituição do enrocamento de pedras por obstáculos de pneus usados. (IRPAA, 2012)

Espiritado

es.pi.ri.ta.do/adjetivo. 1. Agitado, doido. 2. Carregado com encosto de espírito. Uso: Para se pegar o bicho ideado, só tem um jeito: é tirar o espírito espritado de dentro dele (LOPES, 1992, p. 59).

Embuchada

adj. grávida. Ex: Descobriu que a filha estava embuchada.

 

Enrolada

en.ro.la.da/adjetivo. Envolta no nada. Uso: Os meninos ficam atentos, esperando a feira chegar. (...) Não tem nada de bombom. Vão logo dormir com a garganta enrolada.

Esponja vegetal

Expressão adjetiva. Uso: Nós estamos trabalhando com esponja vegetais. (IRPAA, 2011)

Emburacar

em.bu.ra.car/verbo. Entrar, colocar para dentro. Uso: O remédio de farmácia quando emburaca garganta a dentro vai longo fazendo efeito (LOPES, 1992, p. 77).

Entertido

en.ter.ti.do/adjetivo. Pessoa que está tão interessada em algo que não percebe as outras ou as coisas ao seu redor; sinônimo de distraído, áereo, viajado. Uso: O menino está muito entretido com esse jogo.

Espora

s.f. instrumento usado nos pés para montaria. Ex: Tire as esporas antes de entrar em casa.

 

Emburraiada

adj. empoeirado. Ex: Chegou todo emburraiado.

 

Entisourado

adj. mau-humorado. Ex: Só vive entisourado.

 

 

Espuleta

es.pu.le.ta/substantivo. O mesmo que espoleta; explosivo. Uso: Cuidado com essa espuleta, homem.

Empacotar

v. morrer. Ex: O borrego empacotou.

 

Entupido

en.tu.pi.do/adjetivo. Cheio. Uso: O chiqueiro é grande mas logo começa a ficar entupido (LOPES, 1992, p. 20).

Estaca

es.ta.ca/substantivo. Pau comprido que se crava na terra, geralmente para segurar algo. (FERREIRA, 2014) Uso: Puxei as estacas com arames. (IRPAA, 2011)

Empanurrar

em.pan.tur.ra.do/adjetivo. Comer acima do limite além da conta. Uso: A gulodice dos enjeitados é grande, que, se deixar, não tem mamadeira que chegue. Se não tomar cuidado, morrem empanturrados (LOPES, 1992, p. 42).

Enxerta

en.xer.ta/substantivo. 1. Fazer enxerto em. 2. [Figurado] Introduzir, inserir. (FERREIRA, 2014) Uso: Nós enxerta manga. (IRPAA, 2011).

Estafeta

s.m. pessoa que gosta de dar notícia. Ex: O estafeta chegou, agora vamos saber o que  aconteceu na festa.

 

 

Empatação

em.pa.t a.ção/subst antivo. 1. Atrapalhação. 2. Ato de impedir. Uso: De cerca mesmo, basta a do curral, a da cacimba, a dos chiqueiros, a do cercado de palma e a da roça. Por que mais? Só se o sujeito for ‘usurável’. Se fizer isto, tem ‘empatação’ (LOPES, 1992, p. 25).

Enxu

s.m. vespa. Ex: Cuidado com o enxu.

 

 

Esteira

s.f. trançado feito de palha seca que serve para sentar ou deitar. Ex: Coloque o menino sentado na esteira.

 

 

Empatar

v. atrapalhar. Ex: Você empatou meu trabalho.

 

 

Enxurradas

en.xur.ra.das/substantivo. 1. Corrente impetuosa e suja de um curso de água em enchente. 2. Correntes de águas imundas. 3. Abundância. 4. rio de enxurrada: que só leva água quando chove. (FERREIRA, 2014) Uso: Deposito de água das enxurradas. (IRPAA, 2012)

Esterco

es.ter.co/substantivo. 1. Excremento de animal. 2. Estrume animal ou vegetal para terras. (FERREIRA, 2014) Uso: Venho trabalhando mais com esterco e NPK. (IRPAA, 2011).

Empregar

v. utilizar. Ex: Onde empregou o dinheiro que recebeu?

 

Erado

e.ra.do/adjetivo 1. Animal que já possui muitas eras. 2. Bovino, caprino ou ovino que alcançou a fase de seu desenvolvimento pleno. Quando o animal completa 5 anos, faz a primeira era, já é erado. Daí para frente, a cada ano se diz que ele tem mais uma era. Uso: (...) se não fosse amaldiçoado, daria era dinheiro. O bicho está é erado! (LOPES, 1992, p. 59).

Estrepolia

es.tre.po.lia/substantivo. 1. Fazer bagunça, danadeza. 2. Baderna, confusão. 3. Estripulia. Uso: As estrepolias do macaco [...]

Encabeçar

en.ca.be.çar/verbo. Guiar, estar à frente de algo. Uso: O menino encabeçou o jegue para lá (LOPES, 1992, p. 44).

Erosão

e.ro.são/substantivo. Corrosão lenta. (FERREIRA, 2014) Uso: O aumento do gado levou ao solo do semiárido, ter erosão o que dificultou e dificulta a vida nesse bioma. (IRPAA, 2009)

Estribo

es.tri.bo/substantivo. 1.Peça 2. Peça metálica, suspenso por uma correia de cada lado da sela e sobre o qual o cavaleiro apoia o pé. Uso: Com o pé no estribo, o vaqueiro sente- se seguro na cavalgada.

Encaboclado

e n . c a . b o. c l a . d o / a d j e t i v o. Possuído. Faz referência a pessoa que durante a manifestação do Samba de Véio, recebe o espírito do caboclo e, por meio dele, passa ao povo suas lições e ensinamentos. Uso: No último Samba de Zé ficou encaboclado.

Erva cidreira

Substantivo. Planta medicinal, (BUENO, 1898) também conhecida com cidreira, serve para fazer chá e é usada para tratamento de problemas digestivo.

Estribuchada

e s . t r i. bu. ch a . d a / a dj e t ivo. Estirada. Uso: Pontuda tá estibuchada no chão, morta! (LOPES, 1992, p. 37).

Encafifar

en.ca.fi.far/verbo. 1. Ficar encabulado com algo, curioso e não conseguir esquece aquilo. (BUENO, 1898). Desgostar de algo. (BUENO, 1898) 2. Ter vergonha. (BUENO, 1898) Uso: Não sou muito encafifada com ela não.

Escanchar

es.can.char/verbo. 1. Por as pernas separadas. 2. Sentar-se abrindo as pernas. Uso: Com um pedaço de tempo, só se vê homem escanchando-se sobre peles, selas, bancos, nos ‘apreparos’ da dormida (LOPES, 1992, p. 21).

Estribuchar

v. ficar se debatendo. Ex: Antes de morrer o gato estribuchou foi muito.

 

 

Encangar

v. prender. Ex: Vá encangar grilo.

 

 

 

Escorraçado

es.cor.ra.ça.do/adjetivo. 1. Do verbo escorraçar; 2. Expulso de maneira grosseira. Uso: Primeiro, que tem que ser sério e valente, soldado mofina morre logo ou senão sai escorraçado do lugar (LOPES, 1992, p. 79).

Estrivado

adj. deitado. Ex: Ainda estrivado nessa hora?

 

 

Encomodada

adj. menstruada. Ex: Não lave a cabeça assim encomodada.

 

 

Escumadeira

s.f. escoador. Ex: Lave a escumadeira agora.

 

 

Estrivo

s.m. instrumento para ajudar a montar em jegue ou cavalo. Ex: Já pôs o pé no estrivo.

 

 

Encostadinho

en.cos.ta.di.nho./substantivo. Pequeno monte de terra. Uso: Ficava ali, naquele encostadinho.

Esganiçar

v. destruir. Ex: Esganiçou o livro todo.

 

 

Estrondar

es.tron.dar/verbo. Fazer estrondo, barulho, soar com força. Uso: Os trovões pipocam estrondando o mundo (LOPES, 1992, p. 19).

Encosto

en.cos.to/substantivo. 1. Do verbo encostar; 2. Espírito ruim que se encosta nas pessoas, que as seguem. Uso: Olhe, se for de espírito, encosto! (LOPES, 1992, p. 77).

Esgoelar

v. chorar alto. Ex: O bebê tá se esgoelando.

 

 

Estrume

e s . t r u . m e / s u b s t a n t i v o . Substância vegetal ou animal decomposta, simples ou de mistura com esterco, para adubo das terras. (FERREIRA, 2014) Uso: Para gente conseguir um estrume é muito difícil, é muito caro. (IRPAA, 2011).

Encourado

en.cou.ra.do/adjetivo. 1. Coberto com couros; 2. Pessoa vestida em couro. Uso: Homem encourado, sem ser vaqueiro, fica parecendo armação do diabo. Quando entra no mato, se amofina, se engancha em qualquer pau (LOPES, 1992, p.47).

Espelhos d'água

Superfície contínua de água exposta à atmosfera e visível de uma determinada altitude. Corresponde à área ocupada por um corpo d’água - lago lagoa, reservatório de barragem, açude, etc. (FERREIRA, 2014) Uso: Uma alta evaporação dos espelhos d’água. (IRPAA, 2012)

Estrupiado

adj. muito machucado. Ex: Ficou estrupiado depois da queda.

 

 

Enfiar

v. colocar. Ex: Onde enfiou meu caderno?

 

 

Espeque

s.m. pau usado para sustentar cerca para não cair. Ex: Já colocou o espeque na cerca?

 

 

Êxodo Rural

Nome dado à saída de um povo ou de multidão da zona rural de um país ou de uma região. (FERREIRA, 2014) Uso: Fortalecer a questão da produtividade, da organização comunitária e evitar o êxodo rural. (IRPAA, 2010).

Enganchar

v. prender. Ex: Enganchou a roupa na porta.

 

 

Espiação

es.pi.a.ção/substantivo. 1. Do verbo espiar; 2. Observação. Uso: Olho na gente, olho em tudo, vote! Que espiação! (LOPES, 1992, p. 71).

Extravismo

ex.tra.ti.vis.mo/substantivo. Atividade que consiste na recoleção ou extração sistemática de recursos naturais (ex.: extrativismo mineral). (FERREIRA, 2014) Uso: Extrativismo de frutas da caatinga. (IRPAA, 2012)

Engancho

e n . g a n . c h o / s u b s t a n t i v o . Embaraço, enrosco. Uso: É bonito se ver um cabra escorregar o lápis no papel, sem engancho (LOPES, 1992, p. 68).

Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil
Desenvolvido por Kikovillar


  • parceiro03
  • parceiro 4
  • uneb_banner
  • banner  264 x 233 px 1