Faceiro

fa.cei.ro/adjetivo. Elegante, garboso, enfeitado. Uso: Cabras delicados, de passo faceiro, com medo do mato (LOPES, 1992, p. 71).

Festa de São Gonçalo

Tipo de festa religiosa ao ar livre em frente da imagem de São Gonçalo. (FERREIRA, 2014) Uso: Apresentação das culturas locais que é o São Gonçalo, Reisado. (IRPAA, 2011).

Forragem

for.ra.gem/substantivo. Pasto (para toda a espécie de gado). (FERREIRA, 2014) Uso: A gente fez oficina de forragem com os derivados da mandioca. (IRPAA, 2011).

Faiscar

fa.is.car/verbo. 1. Brilhar. 2. Lançar faíscas. Uso: Os relâmpagos faíscam ligeiro, por todos os lados, abrindo clarões, assustando a gente (LOPES, 1992, p. 16).

Festança

fes.tan.ças/substantivo. Grande festa. Uso: Às vezes num dia de alegria: casamento, reza, festança de forró (LOPES, 1992, p. 16).

Fraco

adj. pobre. Ex: Ele é de família fraca.

 

 

Falteza

fal.te.za/substantivo. Ato ou efeito de faltar. Uso: Vivem no bruto da labuta da dureza da caatinga com a seca, na falteza das coisas (LOPES, 1992, p. 16).

Festeiro

fes.tei.ro/substantivo. 1. Aquele que organiza as festa do padroeiro (santo) de uma cidade, normalmente é família inteira que organiza. 2. Frequentador de festas; folião (BUENO, 1898)

Frade

s.f. cacto redondo e pequeno. Ex: Plantei uma frade no caqueiro.

 

 

Farejar

v. descobrir. Ex: Como você farejou que eu estava aqui?

 

 

Fiar

fi.ar/verbo. 1. Oferecer garantia, ser garantidor. 2. Corresponsabilizar-se. 3. Acreditar. Uso: Os incutidos com o banco não dão atenção ao perigo, ficam querendo meter os outros em confusão, chamando para fiar a palavra na escrita documentada (LOPES, 1992, p. 72).

Fritada

fri.ta.da/substantivo. 1. Farofa de carne frita. 2. Alimento dos vaqueiros durante o trabalho no campo. Uso Os vaqueiros, o gado no campo, fritada, aboio, carreira no mato... (LOPES, 1992, p. 93).

Farinha

fa.ri.nha/substantivo. Pó proveniente da moagem de um cereal, de um legume seco ou de certas raízes trituradas. (FERREIRA, 2014) Uso: Em alguns lugares são desenvolvidos os artesanatos, em outros são produzidas as rapaduras, a farinha, a cera de carnaúba. (IRPAA, 2009)

Fibra do sisal

Expressão adjetiva. 1. Designação comum às plantas do gênero Agave, que fornecem fibra para a indústria têxtil. = HENEQUÉM 2. Fibra extraída dessas plantas. = HENEQUÉM 3. Tecido feito com essa fibra. (FERREIRA, 2014) Uso: A fibra do sisal uma oportunidade para muitas famílias. (IRPAA, 2010)

Fruviação

s.f. que na para. Ex: Deixe de tanta fruviação.

 

 

Farinha de Puba

Nome dado à mandioca enquanto a deixam enterrada na lama para apodrecer e fermentar. (FERREIRA, 2014) Uso: Eu produzo alimentação que é farinha de puba. (IRPAA, 2012)

Ficar moça

Expressão que remete ao fato da mulher menstruar pela primeira vez. Uso: Acredita-se que, neste momento, ela fique moça. Depois que fiquei moça, pude participar do Samba-de-Véio

Fuá

fu.á/substantivo. Bagunça. Uso: A reza do dia já se acabou, e o povo está no fuá das conversas (LOPES, 1992, p. 54).

Farinhada

s.f. Grupo de pessoas que se juntam para fazer farinha. Ex: Foi para a farinhada na Serra.

 

 

Fie

fi.e/verbo. Acredite, confie. Uso: Oxe se fie em doutor! (LOPES, 1992, p. 77).

Fubá de milho

Pó ou granulado que se obtém moendo o milho mediante diferentes métodos. (FERREIRA, 2014) Uso: Fubá agente faz um bolinho gostoso. (IRPAA, 2012).

Farta

far.ta/substantivo. 1. Em abundância. 2. Também pode ser usado como falta, ao se expressar pela linguagem, ao trocar as letras L por R. Uso: O importante de tudo é barriga farta, sem tripa vazia (LOPES, 1992, p. 16).

Fifó

s.m. candeeiro. Ex: Êta , que esse fifó tá numa fumaceira.

 

 

Fubuia

s.f. cachaça artesanal. Ex: Antes de almoçar tomou um gole de fubuia.

 

 

Fartura

far.tu.ra/substantivo. 1. Quando algo está farto. 2. Em grande abundância. Uso Na falteza das coisas e na felicidade com a fartura da chuva (LOPES, 1992, p. 16).

Filtro de pedra

Vaso de barro, bojudo e com tampa, munido de pedra porosa e destinado a coar água; talha. (FERREIRA, 2014) Uso: Filtro de pedra também chamado de peito de moça, pois parece um peito de uma mulher. (IRPAA, 2012).

Fuçar

fu.çar/verbo. Mexer. Uso Os homens de longe futucam o mundo, fuçam o chão, medem o mato (LOPES, 1992, p. 71).

Fativo

adv. Provável. Ex: É bem fativo que não chova hoje.

 

 

Firmeza

fir.me.za/substantivo. 1. Ser firme. 2. Ter precisão, segurança. Uso: Elas entram pelos ouvidos, batem na pele, arrepiam, trazem esperança, dão firmeza e também receio (LOPES, 1992, p. 29).

Fuleiro

adj. sem valor. Ex: Quer vender esse carro fuleiro?

 

 

Favela

s.f. árvore de pequeno porte, com espinho que causa alergia. Ex: se feriu com espinho de favela.

 

 

Flande

s.m. Tampa de lata de querosene, de óleo. Ex: Jogue esse flande no lixo.

 

 

Fulitrica

adj. muito pequeno e magro. Ex: Credo, que menina fulitrica!

 

 

Feição

fei.ção/substantivo. 1. São os traços do rosto de uma pessoa. (RIOS, 2009) 2. Lado da coronha da espingarda. Uso: João esta com a feição estranha hoje. Parece que ele está triste.

Flor de mandacarú

Substantivo. Flor característica do mandacaru. Geralmente aparece na primavera e dura apenas uma noite, desabrochando ao amanhecer  esperança,dão firmeza e também receio (LOPES, 1992, p. 29).

Fulozado

f u.lo.za.do/substantivo. Lugar bem florido, jardins e praças onde se encontra uma grande quantidade de flores. Uso: É muito lindo quando vejo os jardins tudo verdinho e fulozado

Feijão Verde

Expressão adjetiva. Vagem da semente do feijoeiro. ( F E R R E I R A , 2014) Uso: A riqueza que é o reisado, a congada, o maracatu o samba de veio, o feijão verde o maxixe, a delícia que é o beiju a carne de sol e a rapadura com farinha. (IRPAA, 2008)

Foguete

fo.gue.te/substantivo. Fogos de artifício que possuem um tubo carregado de pólvora e bombas explosivas, preso a uma vara fina e que ao ser queimado, dispara ganhando altura explodindo no alto. Uso: Se irritam com foguete, odeiam veneração (LOPES, 1992, p. 90).

Fundo de pasto

Modo tradicional de criar, viver e fazer em que a gestão da terra e de outros recursos naturais articula terrenos familiares e áreas de uso comum, onde se criam caprinos e ovinos à solta e em pastagem nativa. (FERREIRA, 2014) Uso: Através do fundo de pasto a gente vive e cria nossos filhos e os animais, juntos. (IRPAA, 2011).

Feiras

fei.ras/substantivo. Grande mercado que se efetua em épocas determinadas. (FERREIRA, 2014) Uso: Feiras uma tradição comercial que fomenta a compra e venda dos produtos. (IRPAA, 2010)

Fôjo

s.m. 1. Armadilha, 2. lugar sujo, desarrumado. Ex: Armou o fôjo no cercado. Seu quarto tá um fôjo.

 

 

Furdunço

s.m. confusão. Ex: Que furdunço é esse?

 

 

Feiticeiro

f e i . t i . c e i . r o / s u b s t a n t i v o. Curandeiro. Uso: O negócio aí é só um, é ir atrás de feiticeiro.

Folgar

fol.gar/substantivo. Tempo livre. Uso: São poucos, mas vivem no folgar da vida, botando vaqueirice para cuidar do criatório (LOPES, 1992, p. 18).

Furna

fur.na/substantivo. Caverna ou gruta. Uso: Mais na frente tem uma furna de caboclo brabo (LOPES, 1992, p. 30).

Feno

fe.no/substantivo. 1. [Botânica] Planta poácea que se seca para forragem. 2. [Por extensão] Qualquer erva que se corta e se deixa secar para dar aos animais. (FERREIRA, 2014) Uso: O terreiro de raspa serve também para secagem de feno utilizada na alimentação animal. (IRPAA, 2010)

Folozado

adj. folgado. Ex: Esse vestido ficou folozado.

 

 

Furquia

s.f. pau com duas pontas. Ex: Tirou uma furquia para fazer um badogue.

 

 

Feno de palha de milho

1. [Botânica] Planta poácea que se seca para forragem. 2. [Por extensão] Qualquer erva que se corta e se deixa secar para dar aos animais. (FERREIRA, 2014) Uso: Feno de palha do milho para dar aos animais quando cair a chuva. (IRPAA, 2010).

Forrageira

for.ra.gei.ra/substantivo. 1. Forrageador. 2. Relativo a forragem. (FERREIRA, 2014) Uso: A gente passa a moniva na forrageira e quando seca agente dá para os animais. (IRPAA, 2012).

Futucar

v. mexer. Ex: Quem mandou você futucar aí?

 

 

Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil
Desenvolvido por Kikovillar


  • parceiro03
  • parceiro 4
  • uneb_banner
  • banner  264 x 233 px 1