Gado

ga.do/substantivo. Conjunto de touros, bois, muares, cavalos de lavoura, ovelhas ou cabras. (FERREIRA, 2014) Uso: A gente cria bode, cavalo gado, jumento e criamos solto, temos um cercado para a hora da aparição, mas criamos solto. (IRPAA, 2010).

Gibão

s.m. jaqueta de couro usada por vaqueiro. Ex: Ele pegou o gibão e saiu.

Grota

gro.ta/substantivo. [Brasil] Terreno em plano inclinado, na interseção de duas montanhas. (FERREIRA, 2014) Uso: Algumas grotas ainda vazando. (IRPAA, 2013)

Gaiato

adj. brincalhão. Ex: Esse menino é muito gaiato.

 

 

Gibeira

s.f. bolso. Ex: O dinheiro tá na gibeira da camisa.

Grozar

gro.zar/verbo. 1. Esfregar. 2. Roçar. Uso: Tem a zuada das galhas se grozando, mexidas pelo vento (LOPES, 1992, p. 29).

Galão

s.m. recipiente, frasco. Ex: O galão de óleo secou.

 

Goela

s.f.garganta. Ex: Ficou com a goela seca de tanto falar.

 

Grude

adj. sujo. Ex: Êta, grude nessa roupa.

Galinha poedeira

Expressão adjetiva. Diz-se da galinha que já põe ovos ou que põe muitos ovos. (FERREIRA, 2014) Uso: A galinha poedeira tem nos dado muita alegria. (IRPAA, 2010).

Golfar

v. quando o bebê enche a barriga e o leite volta para a boca. Ex: O bebê golfou, depois que terminou de mamar.

Guarda-louça

s.m. armário. Ex: Já limpou o guarda-louça?

 

Garapa

s.m. água com açúcar. Ex: Tome garapa para acalmar.

 

Goma de araruta

Expressão adjetiva. Fécula alimentícia que se extrai do rizoma de algumas plantas zingiberáceas e marantáceas. (FERREIRA, 2014) Uso: Goma de araruta que dá sustância para o dia. (IRPAA, 2012).

Guarda-peito

substantivo. Vestimenta de couro menor do que o colete que protege a parte troncular do vaqueiro contra os galhos e espinhos da caatinga durante as caçadas de animais. Uso: A sua vestimenta consta de sete peças feitas de couro de veado; o chapéu, pequeno e arredondado com abas estreitas, que se alarga e alonga para trás para formar uma pala que abriga o pescoço; o gibão ou jaqueta, aberto na frente, por baixo do qual está o guarda-peito (CUNHA, 1933, p. 118-119)

Garrote

gar.ro.te/substantivo. Uma das fases do bovino. Primeira fase é bezerro, no segundo ano é garrote, no terceiro é a transição de novilhote para boi ou touro. Uso: Estrelinha, Orelheira, Mansinha, rajadinha, os garrotes.

Goma de mandioca

Expressão adjetiva. Raiz dessa planta usada na alimentação e da qual se extrai uma fécula nutritiva com que se faz a tapioca. (FERREIRA, 2014) Uso: Com goma de mandioca agente faz tapioca. (IRPAA, 2012)

Gude

gu.de/substantivo. É uma pequena bola de vidro maciço (BUENO, 1898), pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.

Garupa

s.f. traseiro. Ex: Ela tem a garupa empinada.

Gomar

v. passar ferro em roupa. Ex: Já gomou a roupa de seu pai?

 

Guiada

gui.a.da/substantivo. 1. Para guiar o animal, conduzir. 2. Instrumento feito de madeira com uma ponta de ferro que serve para furar o boi quando está bravo ou brabo; 3. A guiada serve também como instrumento de competições de argolinha.

Garupeira

ga.ru.pei.ra/substantivo. Um tipo de bolsa feita de couro que fica acoplada à sela no animal e que serve para guardar alguns objetos de uso como: rede, coberta e uma muda de roupa. Uso: O vaqueiro quando não tem um abrigo retira da garupeira seus acessórios e deita em qualquer lugar. (CAFÉ e tal, ABC do Vaqueiro, 2014).

Gotejamento

go.te.ja.men.to/substantivo. Ato de gotejar. 1. Gotejar verbo intransitivo. 2. Cair (o líquido) gota a gota; pingar. 3. Verter ou deixar cair gota a gota. (FERREIRA, 2014) Uso: O gotejamento salva a planta pois coloca pingos de água durante todo o verão. (IRPAA, 2012).

Guisado

s.m. comida pouca. Ex: Só deixou um guisado para mim.

Gastança

gas.tan.ça/substantivo. Gasto excessivo. Uso: Gastança de dinheiro, à toa

Grafite

s.m. apontador de lápis. Ex: Perdi meu grafite.

Gulodice

gu.lu.di.ce/substantivo. Ato de ter gula. Uso: Na guludice da fome canina da seca, as bichinhas andam e, no andar, vão comendo babugenzinhas no chão (LOPES, 1992, p. 19).

Gastura

s.f. chateação. Ex: Menino, deixe de gastura.

Grilado

adj. aberto. Ex: Ficou com o olho grilado a noite toda.

Gurgumim

s.m. garganta. Ex: Fiquei com o gurgumim ardendo da poeira.

 

Gato

s.m. bronca. Ex: Levou um gato da mãe.

 

Grilagem

gri.la.gem/substantivo. Pessoa que tenta obter a posse de terras com documentos falsos. (FERREIRA, 2014) Uso: Vieram com uns papeis de grilagem, para a gente sair da nossa casa. (IRPAA, 2011).

Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil
Desenvolvido por Kikovillar


  • parceiro03
  • parceiro 4
  • uneb_banner
  • banner  264 x 233 px 1