Tabuleta

ta.bu.le.ta/substantivo. 1. Pequena tabua de madeira (BUENO, 1898) que pode ser usada para fins domésticos. 2. Prancha de madeira onde estão escritas informações publicas. (BUENO, 1898)

Teiú

s.m. 1. Lagarto, 2. Pessoa surda. Ex: Viu um teiú perto de casa. Ei, me ouça, teiú.

 

Traje

tra.je/substantivo. Roupa. Uso: Tem seus trajes e orgulhos, zela a honra e o dever (LOPES, 1992, p. 46).

Tacha

ta.cha/substantivo. 1. Grande utensílio domestico de ferro (BUENO, 1898) ou cobre onde o seu diâmetro é maior do que a altura. 2. Pequeno prego de cabeça chata. (rios, 2009) Uso: Nalva sempre faz o melado na tacha de cobre.

Tempero Verde

Vários de tipo de temperos como, coentro, salsinha, cebola verde, todo tipo de hortaliças utilizadas para temperar algo. Uso: A comida de Ana esta temperada com tempero verde.

Transar

v. passar de um lado para outro. Ex: Esses meninos vivem transando na rua.

 

Tacho

ta.cho/substantivo. Utensílio de cozinha, geralmente metálico, pouco fundo e com asas, usado para cozinhar ao lume. (FERREIRA, 2014) Uso: Fazemos os doces, as geleias. Começamos trabalhar no tacho. (IRPAA, 2010).

Terra de macambira

Expressão adjetiva. Uso: Aqui era terra de macambira, terra fraca de solo fraco. (IRPAA, 2012).

Transpassado

trans.pas.sa.do/substantivo. 1. Algo que se sente alem do que seria o normal de uma forma muito exagerada. 2. Passar de um lugar para o outro (BUENO, 1898). Uso: Maria José estava transpassada de dor, ela não ta aguentando mais.

Tacuricaba

ta.cu.ri.ca.ba/substantivo. Uso: Eles destruíram muita cantiga que tinha, a melhor caatinga era o juazeiro, angico verdadeiro, tacuricaba, catingueira, embinha de cambão. (IRPAA, 2011).

Terra meeiro

Diz-se do agricultor que trabalha em terras que pertencem a outra pessoa. Em geral o meeiro ocupa-se de todo o trabalho, e reparte com o dono da terra o resultado da produção. O dono da terra fornece o terreno, a casa e, às vezes, um pequeno lote para o cultivo particular do agricultor e de sua família. Fornece, ainda, equipamento agrícola e animais para ajudar no trabalho. Adubos, inseticidas e adiantamentos em dinheiro podem ocasionalmente ser fornecidos pelo dono da terra. No Brasil, a agricultura de meação ainda é muito praticada, principalmente nas regiões mais atrasadas. (FERREIRA, 2014) Uso: Trabalhamos em terra de meeiro que dividimos desigual entre o dono da terra e a gente. (IRPAA, 2010)

Traquinagem

tra.qui.na.gem/substantivo. 1. Prática inventiva que pode causar problemas. 2. Ação que gera risco, não recomendável, que está fora dos padrões definidos como corretos, mas que possui algum grau de compreensibilidade, de tolerância. Uso: Na galeria do terreiro desfilam também as traquinagens de Pedro Malazarte (LOPES, 1992, p. 10).

Taipa

tai.pa/substantivo. Parede de barro ou cal e areia, comprimido numa estrutura entretecida de varas ou taquaras, pau-a-pique. Uso: Tem casa de adobo, com ladrilho no chão. O resto é de taipa, com cama isidora e esteira de palha (LOPES, 1992, p. 16).

Terreiro

s.m.1.espaço em frente da casa. Ex: Já varreu o terreiro? (DRU); 2. Espaço de terra livre largo e plano; 3. local de cerimônias de cultos religiosos afro-brasileiro. (Mini-Luft).

Usos. "Durante o dia o terreiro se transforma. Passa a ser um local de trabalho qeu não se presta a estórias. "Quem conta estória de dia, cria rabo", dizem os adultos. Celas, cavalos, jumentos, pás, alavancas. Este é o cenário diurno do terreiro. O único sinal que denuncia o ambiente noturno é a cinza da fogueira que levemente é carregada pelo vento (LOPES, E. In. Vozes do Mato. Juazeiro, 1991)

 

 

Trato

tra.to/substantivo. 1. Arrumado. 2. Boa maneira, cuidado. 3. Trabalho atencioso. Uso Todos no trato do jeito de gente fina (LOPES, 1992, p. 71).

Talhada

s.f. pedaço cortado . Ex: Comprei uma talhada de abóbora.

 

Terreiro de Raspa

Expressão adjetiva. Local da raspa da mandioca. Uso: Com a chegada da experiência do terreiro de raspa a mandioca é transformada em ração. (IRPAA, 2010)

Trelar

v. andar muito. Ex: Hoje você trelou o dia todo.

 

Tambor de água

Depósito de água. (FERREIRA, 2014) Uso: A gente trazia água em um carro de boi, num tambor. (IRPAA, 2012).

Tichite

s.m. tira-gosto. Ex: Traga um tichite para nós.

 

Trempe

s.f. fogueira. Ex: Colocou a panela nas trempes.

 

Tamborete

s.m. 1.  banco pequeno para uma só pessoa, 2. Pessoa pequena. Ex: Sente no tamborete da cozinha.Seu pai é um tamborete.

Tilápia

ti.lá.pi.a/substantivo. A Tilápia habita águas de lagoas e represas. É adaptável à água salgada. A Tilápia é um peixe de escamas, com corpo um pouco alto e comprimido. Possui coloração verde-oliva prateada, com sobras verticais negras. A cor da nadadeira dorsal também é verde-oliva, com uma linha vermelha e branca até cinza-escuro com pontos oblíquos. Já a nadadeira caudal é pontuada na porção dorsal, vermelha ou amarela na porção ventral.

Trepeça

tre.pe.ça/adjetivo 1. Usado para se referir a uma pessoa de forma pejorativa. 2. Designar alguém de má índole. 3. Também é aplicado para designar coisa ou pessoa desagasalhada, desajeitada, fora de padrão estético. Uso: Sai da frente trepeça (LOPES, 1992, p. 33).

Tanga

tan.ga/substantivo. Peça do vestuário indígena, feita com fibra de pindoba. É utilizada no dia-a-dia por homens e mulheres e crianças da tribo. É utilizada por cima de outra peça de roupa, como shorts, calças ou saias.

Timoia

ti.mo.ia/substantivo. [Bot.] - Atemoia é o nome de uma fruta híbrida, que é obtida através do cruzamento da fruta chamada cherimoia (Anno-na Cherimola), com a fruta pinha (Annona Squamosa), que pertencem à família das Anonáceas. (FERREIRA, 2014) Uso: Aqui tenho(planto) a timoia, que é a pinha com graviola. (IRPAA, 2014).

Trincar

trin.car/verbo. 1. Estalar. 2. Cortar. Uso: A zuada do passo dos animais e o trincar dos arreios mistura-se com o barulho das conversas (LOPES, 1992, p. 26)

Tanger

v. empurrar. Ex: Vai tanger o lixo para o cercado.

 

Tinindo

ti.nin.do/adjetivo. Batendo com intensidade. Uso: O suor aos pingos chovendo, a água subindo, a mão doendo, o corpo cansado o sol tinindo e os bichos chegando e chegando (...) (LOPES, 1992, p. 40).

Trincheiras

trin.chei.ras/susbtativo. Caminho aberto por meio de escavações. (FERREIRA, 2014) Uso: A seca não encheu as trincheiras o que levou a muito sofrimento para o sertanejo. (IRPAA, 2014).

Tanque

s.m. pequena barragem. Ex: Foi pegar água no tanque.

 

Tirina

ti.ri.na/substantivo. Espécie de vasilha onde se põe água para o gado. (FERREIRA, 2014) Uso: Tem que irar a água do açude e colocar em uma tirina. (IRPAA, 2012).

Trouxa

trou.xa/substantivo. Trouxa é todo embrulho, invólucro improvisado, utilizado para envolver algo. Tanto faz que seja lençol, toalha ou até camisa. Uso: Alforjes atravessados pelas costas, sacos pendurados pelos ombros, trouxas e mochilas nas mãos (LOPES, 1992, p. 27).

Tanque de Pedra

São fendas largas, barrocas ou buracos naturais, normalmente de granito, construídas em áreas de serra ou onde existem lajedos, que funcionam como área de captação da água de chuva. O volume de água armazenado vai depender do tamanho e da profundidade do tanque. (FERREIRA, 2014) Uso: A água do tanque de pedra é utilizada para lavar roupa e para os animais beberem. (IRPAA, 2014).

Toco

to.co/substantivo. 1. Pedaço de madeira. 2. Também chamado de toro. Uso: Um bocado de toco é juntado (LOPES, 1992, p. 38).

Trovoada

s.f. chuva muito forte. Ex: O rio encheu com a trovoada de ontem.

 

Tapeação

ta.pe.a.ção/substantivo. 1. Enganação. 2. Invenção. Uso: Coisa sem futuro que aqui não tem mistério. Açude, estrada? Estória de tapeação (LOPES, 1992, p. 71).

Tolda

s.f. cobertura de palha para proteger do sol e da chuva. Ex: Fez uma tolda perto do tanque.

 

Trubufu

s.m. pessoa muito feia. Ex: Casou com um trubufu.

 

Tapeiar

ta.pei.ar/verbo. Enrolar. Uso: Quem tem vive do seu e quem não tem, tapeia no dos outros, enfrentando tudo que aparecer (LOPES, 1992, p. 17).

Tolé

s.m. pessoa com deficiência mental. Ex: Sentado assim, tá parecendo um tolé.

 

Trugaição

s.f. muita bagagem. Ex: Onde vai com essa trugaiação?

 

Tapioca

ta.pi.o.ca/substantivo. Fécula alimentícia que se extrai da raiz da mandioca. (FERREIRA, 2014) Uso: Nas verduras agente tira os insetos com a mão de poeira da tapioca. (IRPAA, 2011).

Topar

to.par/verbo. 1. Bater ou tocar em algo. 2. Levar topada, tropeção. Uso: Cambaleiam topando nos paus (LOPES, 1992, p. 37).

Trupelo

s.m. agonia. Ex: Foi um trupelo, depois da briga.

 

Tardinha

tar.di.nha/substantivo. Fim de tarde. Uso: Ao meio dia e à a tardinha de todo dia: hora assombrosa no coração dos meninos (LOPES, 1992, p. 29).

Tora

to.ra/substantivo. Porção, pedaço. (FERREIRA, 2014) Uso: A roça que eu faço é na tora e trabalho sozinho. (IRPAA, 2011).

Truvo

adj. 1. Sujo, 2. Escuro. Ex: 1. Sua roupa tá muito truva. 2. A casa ficou truva quando apagou o candeeiro.

Tarefa

s.f. medida de terra, aproximadamente 4,5 Km². Ex: O cercado tem duas tarefas.

 

Tormenta

tor.men.ta/substantivo. 1. Agitação. 2. Tormento. Uso: Na hora da agonia, de desespero, de tormenta! (LOPES, 1992, p. 57).

Tucunaré

tu.cu.na.ré/substantivo. Peixe típico da bacia amazônica é considerado o símbolo da pesca esportiva. Existem 14 espécies de tucunaré, as mais comuns são: açu, borboleta e pitanga. Todo tucunaré apresenta uma mancha redonda na cauda (ocelo), Apesar de ser típico da Amazônia o tucunaré foi introduzido em vários rios e represas da região sudeste. Seu nome científico é Cichla Monoculus. (FERREIRA, 2014) Uso: As mulheres preparam a pescada e o tucunaré. (IRPAA,2010)

Tarrafeiro

t a . r r a . f e i r o / s u b s t a n t i v o. Pescador que usa a tarrafa, uma rede de pesca circular. Com aquilo, ele ajudou muito os tarrafeiros.

Torrão

s.m/adj. 1. chão, terra de argila. 2. pessoa rude. 3. Uso. Ex: Seu lunga é um torrão.

Tufo

s.m. grande quantidade. Ex: Trouxe um tufo de roupa para lavar.

 

Teima

tei.ma/substantivo. Teimosia. Uso: Tem a própria decisão no assuntar as teimas do povo (LOPES, 1992, p. 79).

Traiçoeira

trai.ço.ei.ra/adjetivo. 1. Pessoa que trai o outro. 2. Não confiável. Uso: O rio no sono traiçoeiro, os remansos mansos das águas (LOPES, 1992, p. 80).

Turquia

s.f. planta que dá baje e serve de alimento para animais. Ex: Hoje só tem turquia para os bichos.

 

Teimoso

s.m. cuscuz. Ex: Vamos jantar teimoso.

 

Traíra

tra.í.ra/substantivo. 1. Peixe de corpo roliço, com as extremidades mais afiladas. Têm a cabeça levemente comprimida, principalmente na região das maxilas. Apresentam dentição pronunciada, constituída por dentes aciculares (em formato de agulha) levemente achatados, de diferentes tamanhos. Sua coloração,normalmente marrom dourada, pode variar entre preto, cinza e verde, dependendo do ambiente e da cor da água. As escamas recobrem só o corpo e não estão presentes na cabeça e nadadeiras. 2. Pessoa falsa sem palavras, que trai os seus amigos.

Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil
Desenvolvido por Kikovillar


  • parceiro03
  • parceiro 4
  • uneb_banner
  • banner  264 x 233 px 1