Umbu

um.bu/substantivo. 1. O fruto do umbuzeiro. 2. Imbu. Uso: O tempo de chuva é tempo de coalhada, de leite, de bezerros no curral, de umbu, de alegria (LOPES, 1992, p. 63).

Umbuzeiro

s.m. árvore frutífera do sertão. Ex: foi logo cedo para o umbuzeiro do cercado.

 

Urro

ur.ro/substantivo. Tipo de berro, grito, barulho. Uso: Tem o badalar dos chocalhos, berros, urros e ‘rinchar’ dos animais: cabras, gado, jumentos, cavalos e outros (LOPES, 1992, p. 29).

Umburana

um.bu.ra.na/substantivo. 1. Pequena árvore da caatinga, muito esgalhada, da família das burseráceas (Bursera leptophleos), de folhas penadas, com folíolos aromáticos, flores muito pequenas, fruto oleífero, comestível quando bem maduro. 2. Imburana.

Urina de vaca

A urina, além de fornecer nutrientes e substâncias benéficas às plantas, não custa dinheiro, não causa risco à saúde do produtor e é tão, ou mais, fácil de aplicar que muito agrotóxico. A urina de vaca é um insumo que livra os agricultores da dependência. (FERREIRA, 2014) Uso: A urina de vaca é um adubo foliar muito bom, no tomate é uma beleza. Eu coloco 4 dedos de urina em um litro de agua. (IRPAA, 2012).

Usurável

usu.rá.vel/adjetivo. 1. Quem é usurento, tem usura. 2. Pessoa mesquinha, com pouca generosidade. 2. Usuravi. Uso: Só se o sujeito for ‘usurável’ (LOPES, 1992, p. 25).

Umburuçu

s.m. árvore grande, que antigamente tirava uma lã da flor para encher colchão. Ex: Esse colchão ainda é de umburuçu?

 

Urinó

s.m. penico. Ex: Coloque o urino debaixo da cama.

 

Usurento

adj. invejoso. Ex: Você é muito usurento.

 

Umbuzada

s.f. bebida feita de leite e umbu. Ex: Adoro umbuzada.

 

Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil
Desenvolvido por Kikovillar


  • parceiro03
  • parceiro 4
  • uneb_banner
  • banner  264 x 233 px 1